terça-feira, 10 de maio de 2016

APROVEITADÔ, SIM SENHÔ! (Renate Esslinger)

Aproveitadô, sim senhô!

17 de março de 2016
(Artigo de Renate Esslinger, Imagens: Árpád Cserép)
Enquanto o momento é de avaliação e reavaliação do real significado do verbo “aproveitar” e do substantivo “aproveitador”, nada mais justo do que esta coluna apresentar um aproveitador que, digamos assim, seja verdadeiramente inocente. Por natureza.
Molothrus bonariensis. O macho adulto, azul-violeta  quando exposto ao sol, mede aprox. 20 cm. Como é de praxe no mundo dos pássaros, a fêmea é bem menos reluzente.
Há anos observo este pássaro de canto e voo bonitos, apesar do voo não ser acentuado (para desespero meu). Seja como for, a presença deste pássaro não é necessariamente um caso para investigação especial. Ele é encontrado em todo o território brasileiro. Privilégio é poder observá-lo de perto, principalmente quando a primavera se aproxima.
Árvores e arbustos passam a ser minuciosamente examinados, já que procura um ninho para o depósito de ovos. E não pense que se dá por satisfeito com um ninho vazio, abandonado, do ano anterior, por exemplo. Nada disto. Só serve um ninho recentemente construído, com ovinhos relativamente similares aos seus.
Se você – por algum tipo de associação – pensou na palavra “parasita”, acertou.
Trata-se provavelmente do pássaro mais odiado em nosso território, pois deixa seus ovos e filhotes por conta de outros, principalmente de nosso amado tico-tico, espécie bem menor (vide meu artigo sobre o tico-tico: http://canal39.com.br/nem-so-de-fuba/).
A proliferação da espécie é garantida, entre outros, pelo fato de seus ovos nascerem antes dos ovos da espécie parasitada. Ou seja, a mamãe vai cuidar primeiro dos que primeiro nasceram e a chance de sobrevivência dos outros é pequena, até porque os irmãos mais fortes costumam empurrar os mais fracos para fora do ninho. É a natureza por conta de sua sabedoria.
Como tive a oportunidade de ver tudo de perto, sem, no entanto, fazer registro fotográfico de grande valor, ofereço hoje uma fotografia e um pedacinho de filmagem feita pelo meu marido, onde é possível ver a ingênua mamãe tico-tico cumprindo apenas uma das diversas funções que a natureza lhe atribuiu, alimentando o filhote intruso, maior do que ela. Ressalto que no gramado, não filmado, havia um segundo filhote, tão esfaimado quanto o irmãozinho. Minha interferência, oferecendo um pouco de comida “fácil”, é certamente compreensível. Eu estava apavorada com a insaciabilidade dos pequenos e a saúde da mamãe.
Esta espécie, normalmente encontrada em formações campestres, vive geralmente em grupos relativamente grandes. Insetos e sementes são sua principal fonte de alimentação.
Um de seus nomes populares menos elegantes é – fechem os olhos os mais acanhados e os menores de idade – vira-bosta ou papa-bosta, já que tem por hábito frequentar os currais à procura de milho nas fezes do gado.
Plantações de arroz são frequentemente invadidas pela espécie, razão pela qual também é conhecida como papa-arroz. E odiada pelos agricultores, diga-se de passagem.
Mas a lista de nomes populares não acaba por aí. Só no Houaiss são mencionados mais de trinta. Fico com chupim (ou chopim), até porque na região onde moro  esta palavra é usada para definir uma pessoa que se aproveita de outra. E como está em voga ser  aproveitador, nada mais justo do que procurar uma palavra diferente. Pode ser o diferencial que estamos procurando!
Molothrus bonariensis. Chupim, sim sinhô.
Conselho de amigo? Recomendo ficar de olhos abertos, pois o ano promete muitos chupins.
(por Renate Esslinger)
� Árpád Cser
FOTO: Árpád Cserép
NOTA DA REDAÇÃO:
Renate Esslinger e Árpád Cserép formam um casal de motivados batalhadores pelas causas da preservação.
Por conta própria assumiram o objetivo de promover palestras de conscientização, em escolas – principalmente, para a manutenção da vida natural de pássaros e aves.
Colaboram, há muito tempo, com o Canal39, honrando-nos com belos textos e impressionantes fotos.
Nossa gratidão é verdadeira, o tempo todo.
Marcos Ivan de Carvalho
Diretor do Canal39
9 Comentários para “Aproveitadô, sim senhô!”
  1. REGINA OLIVEIRA Diz:

    Olá amigos, bom dia!
    Mais uma vez, minha gratidão pela beleza de texto e imagens, Nada melhor para este início de outono.
    Bjs
  2. ricardo Diz:

    Acabei de ser levado para este mundo mágico que aqui na metrópole não vemos…obrigado por mais esta aula.
    abs e bjs
    Ricardo
  3. Aldo Diz:

    Oi, a compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. Que a alma que os acompanha esteja sempre abrindo seus caminhos.
  4. Claudinei Silveira Diz:

    E como isso acontece aqui na pousada! Parabéns pelo artigo e fotos.
  5. Míriam Rossettini Diz:

    Valeu, casal amigo! Outra aula sobre os pássaros, adoro…
  6. Regina Diz:

    Renate, Árpád, adorei! O pássaro, o texto, as fotos, o vídeo, as observações da natureza, tudo muito interessante!
  7. Marcos Santilli Diz:

    Legal o artigo, já vi isso, mas o filme de Árpád é melhor que ver. Abs.
  8. Adenil Diz:

    Parabéns pelo seu artigo e pelo belo trabalho do Árpád.
    Vou destacar a sua mensagem “Conselho de amigo? Recomendo ficar de olhos abertos, pois o ano promete muitos chupins.”
    Realmente é o ano deles… já estão à solta… devemos estar atentos.
  9. CAIO MARCO PEREIRA BERZAGHI Diz:

    muito legal! essa condição sempre me lembrou nossos políticos.Aproveitadores e oportunistas.Parabéns pelo trabalho,aqui no sítio vemos sempre essa exploração. abc
Share Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário