segunda-feira, 16 de maio de 2016

BOM DE BICO!

publicado originariamente no site www.canal39.com.br
RSS

Bom de bico!

26 de agosto de 2015
(por Renate Esslinger) 
Tucano-de-bico-verde foto 1 com WM
Ramphastos dicolorus, seu nome científico. No Brasil, tucano-de-bico-verde ou tucano-de-peito-vermelho.
Simples e direto.
Medindo aproximadamente 48 cm de comprimento, pesando cerca de 350 g, tem bico longo, de tecido ósseo esponjoso. Portanto, apesar da aparência robusta, seu  bico é leve, frágil, não compromete o equilíbrio de seu corpo e não serve para “cortar” alimentos.
A base de sua alimentação inclui frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, saqueando também ninhos de outras aves quando necessário.
Estávamos  à espreita no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Cunha, quando vimos um tucano-de-bico-verde deliciando-se com goiabas maduras numa goiabeira plantada no parque.
Aliás, logo mais haverá bem mais goiabeiras no parque, já que o tucano tem papel fundamental como dispersor de sementes.
Infelizmente tenho de confessar de imediato que não falarei de nossa convivência “pessoal” com o tucano-de-bico-verde, já que ele não aparece em nossa chácara. Como ele costuma viver em áreas florestadas e a destruição de seu habitat torna sua presença rara, mais uma vez sou obrigada a afirmar que o homem interfere demais e tantas vezes de forma negativa no meio ambiente.
Para prejuízo de todos.
FOTO: Árpád Cserép
FOTO: Árpád Cserép
Como não temos o hábito de fotografar animais em zoológicos ou de atraí-los através do som/canto que emitem, foram várias tentativas frustradas, até que há alguns meses tivemos um pouco de sorte no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Cunha.
Minutos de glória para Árpád e apenas segundos de glória para mim. Ele conseguiu três fotos de qualidade, mas no meu caso, quando ativei o botão de filmar, um bando de maritacas aproximou-se da goiabeira e lá se foi o tucano.
Voou certeiro para longe da lente da câmera. A cor do ódio tomou conta de mim por alguns minutos, até rever no meu monitor o filminho de parcos segundos de ave tão linda e colorida. E, acreditem se quiserem, não sei onde arquivei o filme e estou me controlando para não ser mais uma vez tomada pela cor do ódio.
O ninho do tucano-de-bico-verde é feito em buracos ou fendas existentes em árvores e normalmente colocam de 2 a 4 ovos, sendo que a fêmea choca os ovos sozinha durante um período de aproximadamente 18 dias, sempre alimentada pelo macho.
FOTO: Árpád Cserép
FOTO: Árpád Cserép
Após o nascimento, macho e fêmea continuam juntos e são responsáveis pela alimentação dos filhotes. Uma relação plena com tarefas nitidamente divididas ou compartilhadas.
Seja como for, decidi não privar os leitores deste exemplar magnífico de nossa fauna.
Como não somos experts no assunto e a ave não apresenta dimorfismo sexual, deixo por conta do leitor descobrir se o exemplar fotografado é macho ou fêmea.
Aquele que for bom de bico pode deixar seu comentário!
Agradeço desde já.
Texto: Renate Esslinger, com fotos de Árpád Cserép, direto de Cunha, SP.)
Share Button

18 Comentários para “Bom de bico!”

  1. Regina Celia de Oliveira Diz:

    Olá, querido casal, Renate e Árpád,
    Que importa se macho ou fêmea, o importante é a beleza dessa espécima.
    Árpád, suas fotos estão explendorosas! Você se supera a cada click, se é que isto é realmente possível.
    E você, Renate, continua nos brindando com sua sabedoria, conhecimento, delicadeza e sensibilidade perpassados em seus deliciosos textos.
    Um beijo para os dois e nossa gratidão por tudo,
    Regina e Diego.
  2. Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva Diz:

    Lindo esse tucano! Quando eu criança, na casa vizinha àquela onde moravam meus avós, havia um tucano e uma arara. Meus irmãos, primos e eu costumávamos nos debruçar no muro para observar o tucano e a arara da vizinha. Essa ave, então, me traz muito boas lembranças de tempos em que a alegria estava sempre presente. Admiro o esforço e a paciência de vocês. Parabéns pelo trabalho.
    Ah… eu acho que é um macho. Pelo peito “erguido”, pelo olhar que parece dizer: “Este é o meu território, sou eu quem manda aqui!”.
  3. Márcia Regina Pereira Diz:

    Muito Lindo!E as fotos ficaram ótimas. Parabéns Árpad e Renate!
    São lindos! verdadeira obra de Deus, que os homens acabam destruindo.
  4. Ingrid Esslinger Diz:

    Querida Renate, querido Árpád: lindas fotos, texto muito bem escrito!
    Quando estive em Foz do Iguaçú, fui ao Parque das Aves, onde tive o prazer de ver vários espécimes de Tucanos. Um deles, bem atrevido (rs), quase comeu meu cinto!!! São lindos, mas, até onde sei, não muito amistosos entre eles mesmos! Bem,bem, creio que lembra alguma coisa, não é? Continuem o trabalho de vocês, catalogando, escrevendo e fotografando pássaros!
    Bjs
  5. Míriam Rossettini Diz:

    Mais uma vez, obrigada pela aula e pela beleza das imagens. Mais uma vez, parabéns por conseguirem momentos tão raros.
    Amei, adorei. Manda mais!!
  6. Erika Reck Diz:

    Parabéns, Renate e Àrpad , pelas belas imagens e pelo texto.
    Continuem fazendo este trabalho maravilhoso , que todos nós só temos a ganhar, podendo ter acesso a todos estes conhecimentos.
    Na minha opinião este tucano da foto é uma fêmea por causa do bico, não achei ele muito comprido. Bjussss, Erika
  7. Aranka Diz:

    Muito lindo, este tucano!!!
  8. Rosely Toledo Diz:

    Bela reportagem!
    Deus abençoe o seu trabalho!
  9. Zé do Paraíba Diz:

    Casal 21!
    Vocês são, simplesmente, ótimos. Seja pela beleza, pelo conteúdo ou pela composição das expressões artísticas que cada um usa.
    Quanto mais me surpreendem, mais amplia minha admiração.
    Zé do Paraíba.
  10. João Rocco Diz:

    Em paz Renate e àrpad,
    faço coro com os comentários acima.
    Good work !
  11. Selma Herzberg Diz:

    Renate e Árpád,
    Lindas fotos com sempre. Gostei de aprender mais um pouco sobre estes tucanos. Eles também tem aparecido por aqui na Riviera. Acabei de ver um casal hoje a tarde. Parabéns pelo trabalho!
  12. ricardo Diz:

    Pura Poesia@
    Gratidão…!
  13. ricardo Diz:

    Pura Poesia
    Gratidão…!
  14. Edna Abreu Diz:

    Parabéns Árpád Cserép, lindas fotos, vc como sempre muito caprichoso.
    Abraços Renate e Árpád.
  15. Ivail R. Toledo Diz:

    Parabéns Renate e Árpád pelas fotos e pelo artigo. A natureza agradece e nós também.
    Forte abraço
    Ivail
  16. Paulo Faustino Diz:

    Parabéns pelas excelentes fotos e por seu esforço exemplar de concientização da população de Cunha, em especial as crianças, das nossas riquezas naturais e do respeito à natureza.
  17. antoinette r.kanaan kunzel Diz:

    Lamentável mru atraso em abrir e maravilhar me com tanta informação sobre nossa rica fauna, esse casal de garimpeiros apaixonados pela natureza, usam seu tempo para nos ensinar.
    Parabéns sobre cada matéria. De amadores vcs nada têm profissionalismo sim.
    continuem esse trabalho psra nosso delrite e aprendizado.
  18. Ligia Henk Diz:

    Belas fotos. Recentemente vi tucanos na chácara. Comem os frutos do palmito. Tirei foto de um sentado em um cacho, mas estava longe e não se ve a ave exibindo suas belas cores. Parabéns Renate e Árpád

Nenhum comentário:

Postar um comentário