terça-feira, 14 de junho de 2016

BIGODINHO

Uma simpatia de aproximadamente 11 cm de comprimento, ele e ela. Quanto à cor, realmente uma questão de gosto. De plumagem preta e branca, o macho apresenta bico escuro. A fêmea é  parda e seu bico puxa para os tons amarelos. O dimorfismo sexual é evidente.
Fêmea com filhotes. (Foto: Renate Esslinger)
Sporophila lineola em latim. Bigodinho, bigode, uma alusão às manchas brancas nas bochechas, papa-capim, estrelinha, cigarrinha, gola-careta ou caretinha, seu nome em diversas regiões brasileiras, já que este pássaro ocorre praticamente em todo o Brasil. Ele é um dos meus, gosta mesmo de regiões mais quentes, migrando para a Amazônia e para os estados do Nordeste durante o inverno na região sul.
Sua alimentação não tem nada de complicado, pois este gênero de pássaros alimenta-se basicamente de sementes.
Como o gênero Sporophila compreende mais de 25 espécies no Brasil, sendo que as fêmeas são todas pardas e praticamente impossíveis de serem distinguidas, a fêmea apresentada aqui levantou dúvidas, inclusive entre ornitólogos que consultei rapidamente. Sua identidade acabou sendo confirmada pelo macho, o qual observei voando nas proximidades do ninho, sempre alerta.
Bigodinho macho (Foto: Árpád Cserép)
Pessoalmente vivenciei o fato de que a fêmea do bigodinho não deixa necessariamente o ninho ao nos aproximarmos, tanto que pude tirar a foto de perto sem perturbar a mamãe. Primeiramente, ela mostrou-se um pouco zangada, mas acalmou-se ao entender que não havia perigo. No caso da fêmea do coleirinho, outro pássaro do gênero, também comum em nosso jardim e do qual falarei em outra ocasião, a fêmea deixa o ninho ao perceber nossa aproximação.
Devido ao canto, o bigodinho é muito apreciado. Consta que a captura para o comércio ilegal, bem como as  alterações ambientais, reduziram seus números em boa parte do Brasil, especialmente no Nordeste.
Por isto e tanto mais continuo apostando na campanha “Canto sem Fronteira”. Acabo de reiniciar as visitas a escolas. 2013 promete.
Renate Esslinger
Cunha/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário