terça-feira, 14 de junho de 2016

MAIS UM BEIJA- FLOR

(por Renate Esslinger, Cunha)

Este ano ele ainda não nos visitou.
Falo do Phaethornis pretrei, conhecido por beija-flor-de-rabo-branco ou rabo-branco-de-sobre-amarelo. Sorte que pudemos capturar algumas imagens durante sua última passagem pelo nosso  jardim!
Medindo cerca de 15 centímetros, encanta facilmente pela sua beleza. Destaca-se, entre outros, por sua  cauda longa, graduada e orlada de branco.
Nas partes inferiores e no dorso predomina uma cor de canela. A base da mandíbula é vermelha. A exemplo de outras aves, o rabo-branco-de-sobre-amarelo tem diferentes cantos, mas não tivemos a oportunidade de registrá-los.
Alimenta-se de néctar e pequenos artrópodes. Atrás de teias de aranha, percorre diferentes lugares, inclusive beirais e o interior de residências. Afinal, diversos insetos costumam ficar presos em teias. Desse hábito nasceu o seu nome comum de limpa-casa.
Voa em locais abertos, mas pousa abrigado nas sombras. Inquisitivo e pouco temeroso, aproxima-se a curtas distâncias, parando abruptamente e repentinamente junto ao rosto do observador estupefato. De pertinho tivemos a chance de observar seu hábito de balançar a cauda ritmicamente para cima e para baixo quando pousado.
Foto: Árpád Cserép, Cunha.
Espero que vocês apreciem as fotos de Árpád e aguardo ansiosa o retorno do lindo rabo-branco-de-sobre-amarelo.
Quem sabe ele aparece hoje ou amanhã no seu jardim!
NOTA DA REDAÇÃO:
A autora, Renate Esslinger, e seu marido, Árpád Cserép,  mantêm um projeto próprio de proteção aos pássaros, combatendo a caça e o tráfico das espécies que habitam a Região.
Por meio desse projeto, o “Canto sem fronteira” tem uma de suas ações voltadas às escolas, nas quais o casal comparece e ministra palestras preservacionistas.
O Canal39 se orgulha em poder divulgar tão importante e sensível trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário