terça-feira, 14 de junho de 2016

DOCE CAMBACICA

por Renate Esslinger
Momento de muita sensibilidade e paciência, dons incríveis de Árpád Cserép.
Ave pequena, bastante ativa, de aprox. 11 cm e 10 gramas, sem dimorfismo sexual significativo. Vive solitária ou aos pares, tem o dorso marrom, o peito e o abdômen amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca.
Apresento aqui uma série de nomes e você escolhe um do seu gosto: cambacica, coereba flaveola em latim, mariquita em diversas regiões do Brasil, chiquita para os cariocas, sebinho para o mineiro, cabeça-de-vaca no interior de São Paulo, sebito para os pernambucanos, sebinho ou papa-banana para os gaúchos, saí e tem-tem-coroado no Pará, sibito-de-manga no Maranhão e, menos elegantemente, caga-sebo aqui e acolá.
Alimenta-se de néctar, frutas e artrópodes, tornando-se acrobata de primeira linha para coletar seu alimento, pendurando-se, inclusive, de ponta-cabeça. Precisando, disputa com os beija-flores um lugar ao sol junto aos  bebedouros de água açucarada, dos quais não sou particularmente partidária, visto que o uso de açúcar comum ou mel em bebedouros é condenável, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar as aves com fungos que causam uma micose e podem levar à morte.
Como já mencionei em outros artigos, preferimos espalhar “banheiras” de água fresca pelo jardim, das quais esta pequena ave faz muito uso, banhando-se às vezes, sem qualquer exagero de minha parte, durante 5 minutos seguidos. Pessoalmente, vibro muito sempre que presencio o ritual de banho (bem tomado), com direito a diversos mergulhos e tudo, após o qual sou obrigada a repor a água da “banheira”. Curiosa, fui verificar porque esta ave vive tomando banho. Adivinhem! Como se lambuza de néctar, fica pegajosa. E aí só um bom banho para ficar limpinha.
Comedora de saborosas frutas, esta ave aprecia muito mamão, jabuticaba, laranja, melancia e, claro, uma boa banana madura. Daí vem seu nome em inglês “bananaquit”.
Querem saber de uma coisa? Gracioso mesmo é o seu nome em alemão, o qual descobri por acaso ao assistir, via Internet, a um interessantíssimo programa sobre beija-flores no canal alemão ARD: “Zuckervogel” (ave-açúcar). Doce cambacica!
 Nota da Redação:
Renate Esslinger e Árpád Cserép formam um casal incrível!
Ela, com estupenda percepção e experiência profissional, desenvolve textos cativantes.
Ele, mestre da paciência e da sensibilidade, capta - com seu equipamento - momentos de total simplicidade, os quais muitas vezes "gritam" aos olhos de todos nós e não são percebidos e memorizados.
Essa coleção de fotos e textos dessa dupla de pessoas que amam o belo engrandece o trabalho por nós desenvolvido aqui no Canal 39.
Marcos Ivan
Diretor
www.canal39.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário