terça-feira, 14 de junho de 2016

CULTURA: Cores de Cunha – Fauna e flora, uma relação de amor.

Uma aula de sensibilidade.
Uma lição de amor às coisas da Mãe Natureza.
Assim podemos definir a mostra fotográfica montada com trabalhos de Renate Esslinger e seu marido Árpád Scerép, colaboradores do Canal39. Eles são responsáveis pela coluna ”Câmera ao Alvo!”
Em conversa com o casal, na abertura da exposição organizada na Escola Carlito Maia, em Cunha, Renate explicou alguns detalhes de seu projeto, desenvolvido ao lado de Árpád.
A proposta é apresentar cores, formatos e dimensões em torno de nossa fauna e flora, ambas de forte personalidade e magnitude.
"Leveza"
"Leveza"
“Ao lidar com a natureza é preciso paciência e calma. Correr é inútil e “apertar o gatilho” (fotografar o assunto escolhido) requer sabedoria. O vento pode “retorcer” uma folha favoravelmente. Ou não. O sol pode colorir o cenário ou torná-lo imperceptível. O animal, independente de seu tamanho, alado ou não, respeita apenas seu próprio ritmo. Não podemos ditar absolutamente nada. Muitas vezes será necessário tirar uma série de fotos para, tantas vezes, guardar o equipamento sem ter alcançado o resultado esperado”, destacou Renate.
Um clique sobre a begônia "Formosura"
"Formosura"
Em sua interpretação da Natureza, Fauna e flora estão sempre de mãos dadas, numa verdadeira relação de amor. “A máquina fotográfica nos permite agir e interagir, registrar momentos singulares. Como o cotidiano vive atropelando as pessoas e não permite que elas observem seu entorno, menos ainda pequenos detalhes que fazem a grande diferença, convidamos o espectador a desacelerar e dialogar com as imagens”, salientou.
"Pendente"
"Pendente"
Para o casal, “Foto é arte, arte é educação e educação é desenvolvimento. Cores de Cunha – Fauna e flora, uma relação de amor, uma pequena mostra do que consideramos joias da natureza que nos cerca. Ao visitante caberá completar o ciclo de nossa obra”, finalizou.
SERVIÇO:
a Escola Carlito Maia fica na Praça Cel. João Olímpio, 91, no centro de Cunha;
a exposição estará aberta até 12 de julho, de 2a- a 6a-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas;
a exposição poderá encantar "pequenos" e "grandes".
A Escola Carlito Maia foi grande parceira do casal, oferecendo o local, ajudando na montagem e cuidando do coquetel.
"Nossos agradecimentos especiais à Presidente do Conselho de Administração da Associação Escola Carlito Maia, Dulce Maia" destacou ainda Renate Esslinger.
"Gosto de enrosco"
"Gosto de enrosco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário